Home de RI | Institucional | Mapa do Site Português English Espanhol
Acesso Rápido
Institucional

Projetos Institucionais

Unidades Móveis

Um estudo realizado pela Cemig identificou a precariedade de conhecimento sobre a utilização de energia nas residências, indústrias, escolas e meio rural, o que poderia provocar acidentes de diversas naturezas. Os mais comuns são causados pela aproximação ou contato com os condutores de energia, rompimento ou queda de condutores, defeitos em para-raios e chaves fusíveis, curto-circuito em postes e contatos de árvores na rede.

Para orientar a população, mostrando como usar a energia de forma segura e racional, a Cemig criou, em meados de 1988, o Programa de Informação ao Consumidor que utiliza diversas formas de comunicação para prevenir e minimizar acidentes na rede elétrica.

Como parte desse programa, com o objetivo de melhorar a qualidade da informação para seus clientes e estreitar relações com o público em geral, a Cemig idealizou unidades móveis para apresentação em praças públicas, perto das escolas, parques de exposições, unidades de trabalho dos grandes consumidores, divulgando os programas institucionais ações ambientais e campanhas de prestação de serviços, contribuindo com a disseminação de informações para a população.

Atualmente, a Empresa conta com quatro unidades que prestam serviço à população: unidade móvel Energia para a Vida, unidade móvel Eletrodicas, unidade móvel Eficiência Energética, agência móvel de atendimento Cemig em Movimento / Cemig Fácil.

Cada unidade tem um tema específico. Anualmente, percorrem cerca de 50 municípios mineiros, mas todas têm exibição de filmes educativos sobre o meio ambiente, segurança, alternativas energéticas e os negócios da Cemig.

A consolidação da programação das unidades móveis Energia para a Vida, Eletrodicas e Eficiência Energética fica sob a coordenação da Superintendência de Comunicação Empresarial (CE), e a da agência móvel de atendimento Cemig em Movimento, sob a coordenação da Gerência de Planejamento e Acompanhamento do Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuição (RC/PA), de forma a atender as demandas de todas as regionais da Cemig e também solicitações de escolas das redes estaduais, municipais e particulares, universidades, grandes clientes e outros setores da Empresa.

 

 

Energia Para a Vida

 

 

A Cemig, com o objetivo de divulgar os programas institucionais, campanhas de serviços, melhorar a qualidade da informação para seus clientes e estreitar relações com o público em geral, apresenta a unidade móvel Energia Para a Vida participando de eventos, feiras, festas municipais e aniversários de cidades, para prestação de serviços aos cidadãos.

As principais atrações são apresentadas através de quatro monitores de plasma, em que são exibidos filmes educativos sobre meio ambiente, segurança, alternativas energéticas e os negócios do Grupo Cemig.

Também são divulgadas as ações desenvolvidas pela Cemig na gestão dos recursos hídricos, como o Programa Peixe Vivo, criado para a preservação de peixes e das bacias hidrográficas onde a Empresa tem usinas, e os trabalhos de monitoramento da qualidade da água.

São disponibilizadas, ainda, quatro estações multimídia touch screen para que o consumidor simule o consumo de energia, acesse dicas de economia de energia e de segurança e identifique as usinas e outras informações relativas à Empresa.

Esse projeto utiliza uma carreta, de 22 metros de comprimento por 6 de largura e 4,45 de altura, pesando 21 toneladas.

Por onde passa, a carreta Energia para a Vida atrai a atenção das pessoas, seja em praças públicas, perto das escolas ou em exposições agropecuárias e feiras industriais de todo o Estado.

 

 

Eletrodicas

 

 

As principais atrações da unidade móvel Eletrodicas são as maquetes ilustrativas dos processos de geração, transmissão e distribuição de energia. Assim, os visitantes são convidados a percorrer os caminhos feitos pela energia elétrica desde a usina até os centros consumidores, como residência, comércio, indústria e outros.

Esse projeto, utilizando um caminhão tipo baú de 14 metros de comprimento e 5 de largura, percorre todo o Estado, para atendimento perto das escolas ou em praças públicas.

O objetivo é orientar os consumidores sobre os acidentes e os prejuízos que podem ser provocados ao soltar papagaios próximo à rede elétrica, além dos perigos do roubo de energia, como os gatos, por exemplo.

Toda a área de atuação da Cemig é atendida e as pessoas são conscientizadas sobre o uso eficiente e seguro da energia, a fim de combater o desperdício e evitar acidentes domésticos.

Esta unidade móvel está temporariamente em manutenção.

 

 

Eficiência Energética

 

 

Unidade móvel leva aos consumidores soluções energéticas

A unidade também divulga as ações ambientais e campanhas de prestação de serviços.
Dentre as principais atrações dessa unidade móvel, destaca-se o Protótipo de Aquecedor Solar, equipamento que mostra aos consumidores o aproveitamento térmico da energia solar em aquecimento da água.

Também há o protótipo do sistema fotovoltaico, o painel de eficiência em iluminação no qual os visitantes podem ver a diferença do consumo de energia elétrica entre lâmpadas diferentes.

No caso do reaproveitador de calor, um aparelho foi instalado em um chuveiro, para que as pessoas o vejam em funcionamento. Uma das funções é mostrar a possibilidade da eliminação do uso do chuveiro elétrico para aquecimento de água, que é a maior potência instalada dentro de uma residência. Ao substituir o chuveiro elétrico por um aquecimento térmico solar, além de contribuir para reduzir a sobrecarga de consumo no horário de ponta, o cliente também poderá reduzir em até 40% o valor da conta.

Esse projeto utiliza um caminhão tipo baú de 12 metros de comprimento por 4 de largura, 3,5 de altura e que pesa 8 toneladas. O veículo percorre todo o Estado, participando de eventos, principalmente aqueles relacionados ao Projeto Conviver Solar / Energia Inteligente - Programa de Eficiência Energética, que tem como objetivo a substituição de chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar em residências de Conjuntos Habitacionais de Minas Gerais – COHAB-MG.

 



 

 

Última atualização em