Home de RI | Institucional | Mapa do Site Português English Espanhol
Acesso Rápido
Meio Ambiente


A Cemig e o Meio Ambiente

Meio Ambiente



As atividades da Cemig e o Meio Ambiente

O comprometimento com a qualidade ambiental é a condição básica dos princípios que regem as atividades da Cemig. Através de seus programas, ela busca imprimir em seus empregados e parceiros a conscientização para a questão ambiental. Essa forma de agir, prevista na Política Ambiental da Cemig e presente em cada etapa dos trabalhos, valoriza os empregados, a Empresa e garante o desenvolvimento sustentável.

O Panorama Energético

A Cemig possui a maior rede de energia elétrica da América Latina, com cerca de 532 mil km de extensão de linhas de distribuição e 9,5 mil km de linhas de transmissão. Ela, em conjunto com seu grupo, opera um complexo de 109 usinas, que geram, transmitem e distribuem energia para mais de 11 milhões de consumidores.

Além do compromisso com a proteção do meio ambiente, a Cemig investe em programas de conservação de energia e em pesquisas de novas fontes alternativas, tais como, energia solar térmica e fotovoltaica, energia eólica e energia a partir do gás natural.

O Conceito de Meio Ambiente

As ações ambientais da Cemig podem ser consideradas pioneiras no contexto estadual e nacional. Através da parceria nas pesquisas e nos levantamentos com Universidades e centros de pesquisa, a Empresa possui um grande acervo de dados ambientais, que tem servido ao meio científico, aos órgãos e entidades interessadas na preservação do meio ambiente e, sobretudo, à sociedade.

Atuando em várias frentes, a Cemig tem por conceito o homem e suas necessidades e, por isso, sente-se no compromisso de controlar os impactos de suas atividades e incentivar melhorias no meio ambiente das regiões onde atua.

Essa postura é refletida na execução de programas ambientais, que vão além do atendimento às leis e às normas dos órgãos competentes, e confirmam o engajamento da Cemig com a questão ambiental.

A Política Ambiental

O estabelecimento de uma Política Ambiental leva a Empresa a, formalmente, integrar as questões ambientais em seu processo decisório, em todos os seus projetos, processos e atividades relativas à expansão, implantação, operação e manutenção de ativos, realização de serviços e parcerias.

Declarada em Seis Princípios, a Política Ambiental da Cemig, editada em 2016, visa nortear a atuação da Empresa frente às questões ambientais e ressalta o seu compromisso com os princípios do Pacto Global da Organização das Nações Unidas-ONU relacionadas às questões ambientais.

Princípio nº1: Estratégia

Equilibrar o desenvolvimento econômico e social à responsabilidade ambiental, à conservação da biodiversidade, ao uso sustentável dos recursos naturais, à gestão de resíduos e à mitigação e adaptação às mudanças climáticas, levando-se em consideração a avaliação dos riscos e oportunidades em suas decisões, bem como as políticas NO-02.17 - Política de Biodiversidade da Cemig e NO-02.25 - Política de Recursos Hídricos.

Princípio nº2: Gestão

Promover a interlocução entre as áreas da Empresa no que tange às questões ambientais, visando dar suporte consistente ao processo decisório e ao estabelecimento de procedimentos internos específicos; estabelecer critérios ambientais na seleção e nos contratos de seus fornecedores e prestadores de serviço; buscar a adoção dos sistemas de gestão ambiental; gerir os riscos ambientais, conforme as diretrizes estabelecidas pela NO-02.19 – Política de Gerenciamento de Riscos Corporativos da Cemig.

Princípio nº3: Atendimento aos requisitos legais

Assegurar o cumprimento da legislação ambiental vigente e outros requisitos aplicáveis, e, quando necessário, complementá-los com os próprios requisitos.

Princípio nº4: Prevenção da poluição

Identificar, avaliar, administrar e mitigar os impactos ambientais de suas atividades, adotando as medidas de controle adequadas visando à prevenção da poluição.

Princípio nº5: Comprometimento com a melhoria contínua

Aprimorar continuamente o desempenho ambiental, por meio do estabelecimento de objetivos e metas, da aplicação de tecnologias e da otimização dos processos, buscando a minimização dos impactos ambientais; fomentar a realização de estudos e pesquisas que correlacionam os temas energia, meio ambiente e responsabilidade social.

Princípio nº6: Comunicação e educação ambiental.

Pautar a comunicação ambiental conforme as diretrizes estabelecidas pela NO-02.14 – Política de Comunicação da Cemig, dialogando com transparência com as partes interessadas e contribuindo com a formação de uma consciência crítica em relação às questões ambientais, bem como pela NO-02.15 – Política de Comunicação da Cemig com a Comunidade, considerando efetivamente as opiniões, expectativas e prioridades deste público específico; promover treinamentos e ações de comunicação e educação relacionados às questões ambientais direcionados ao público interno.


 

Última atualização em