Home de RI | Institucional | Mapa do Site Português English Espanhol
Acesso Rápido
Quem Somos

Cemig: a melhor energia do Brasil

A Cemig atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e soluções energéticas. O Grupo Cemig é constituído por 200 empresas e 17 consórcios. É controlado por uma holding, com ativos e negócios em vários estados do Brasil. Possui, também, investimentos em distribuição de gás natural, transmissão de dados.

Somos o maior grupo de distribuição de energia do País, com papel de destaque em Minas Gerais e Rio de Janeiro através da Cemig Distribuição S.A (Cemig D) e Light S.A. (Light), atendendo a mais de 10 milhões de consumidores. Atualmente, a Companhia é o maior grupo de transmissão e distribuição de energia eletrética e o terceiro maior em geração, atuando em Minas Gerais e outros 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. 
  
Em 2006, a Empresa adquiriu cerca de 25% da Light, distribuidora de energia que atende à capital Rio de Janeiro e outros municípios fluminenses. Tem, ainda, participação acionária na Taesa, que possui e opera linhas de transmissão no Norte e Sul do País. Através de acordo de acionistas, a companhia é também sócia controladora das empresas Santo Antônio e Renova. 

A Cemig é uma empresa mista de capital aberto, controlado pelo Governo de Minas. As ações da Empresa estão listadas no Bovespa, Nova Iorque e Madri (Latibex). Com mais de 120 mil investidores em mais de 40 países, o valor de mercado da empresa é aproximadamente R$ 9,7 bilhões no momento atual. 

A Cemig é responsável pelo atendimento de mais de 17 milhões de pessoas em 774 municípios de Minas Gerais e pela gestão da maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 530 mil km de extensão.
   
A Cemig é uma das maiores geradoras do País. O parque gerador da Empresa é formado por cerca de 79 usinas hidrelétricas, 27 eólicas, 2 térmicas e 1 solar. Assim totalizando 8,1 GW de capacidade instalada e 9,5 mil km de linhas de transmissão. 

Conquistas

A Cemig é considerada uma empresa padrão no setor de energia elétrica nacional, sendo referência no Brasil e no mundo em sustentabilidade. Encontra-se listada no Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Cemig continua sendo a única empresa do setor elétrico da América Latina a fazer parte desse índice internacional, desde 2000, quando foi anunciada a primeira edição do índice.

A Empresa é uma das três empresas brasileiras que integram o seleto grupo do índice Global Dow, lançado em novembro nos Estados Unidos, com o objetivo de servir de referência para os mercados mundiais, de forma similar à do Índice Dow Jones da Bolsa de Nova York.

Marca de reputação

A marca Cemig tem uma presença forte no setor de energia elétrica do Brasil, em função da história da Empresa, que foi criada em 1952, pelo então governador de Minas e posteriormente presidente do Brasil, Juscelino Kubitscheck.

Desde a sua criação, a Cemig tornou-se referência no setor elétrico brasileiro, primeiro com a construção da hidrelétrica de Três Marias, a primeira usina de grande porte do País. Posteriormente na gestão competente para implantar novas usinas e programas de eletrificação urbana e rural, até se transformar, em 1985, em companhia energética  e se tornar atualmente líder no setor de empresas de energia integrada.
 

Última atualização em